O Pop art surgiu como uma rebelião aos estilos convencionais de arte, trazendo de volta as realidades do dia a dia e a cultura popular. Essa nova modalidade de manifestação artística surgiu na Inglaterra, porém teve seu pleno desenvolvimento em Nova York, EUA, nos anos 60. O pop art começou a tomar forma quando alguns artistas, depois de estudar símbolos e marcas da propaganda, começaram a transformar isso em arte. O objetivo principal dos artistas do pop art era criticar a sociedade por causa do consumismo.
O épico foi sendo transformado pelo cotidiano, eram usados quadrinhos, ilustrações e anúncios publicitários, além de tinta acrílica, poliéster, látex, etc, como materiais artísticos. Entre os principais artistas do Pop Art, destacam-se Robert Rauschenberg, Roy Lichtenstein e Andy Warho
Fernando 12
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Roy Fox Lichtenstein
(Nova Iorque, 27 de outubro de 1923 — Nova Iorque, 29 de setembro de 1997) foi um pintor estado-unidense identificado com a Pop Art. Na sua obra, procurou valorizar os cliches das histórias em quadradinhos como forma de arte, colocando-se dentro de um movimento que tentou criticar a cultura de massa.
O seu interesse pelas histórias em quadradinhos (banda desenhada), como tema artístico, começou provavelmente com uma pintura do rato Mickey, que realizou em 1960 para os filhos.
Fernando 12
O seu interesse pelas histórias em quadradinhos (banda desenhada), como tema artístico, começou provavelmente com uma pintura do rato Mickey, que realizou em 1960 para os filhos.
Fernando 12
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Porque será que vários desenhos de Yayoi Kusama estão cheio de bolas?
Vários dezenhos de Yayoi Kusama são cheios de bolas, porque a artista sofre de TOC-transtorno obssivo compulsivo.E ela conta que é o jeito de mostrar a todos, oque vê em seus surtos, pois sua principal obsessão são os pontos, que ela ve como símbolo de sua doença.
Ela mesma se enternou num hospital psiquiátrico(hospício), no Japão.
Ela mesma se enternou num hospital psiquiátrico(hospício), no Japão.
Camila V. Bezerra 5F 06
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Wayne
Wayne Thiebaud (nascido em 23 de novembro de 1920) é um pintor dos Estados Unidos. Seu estilo realista e o tema do quotidiano estão associados à Pop art, pois ele celebra o banal com uma mistura ambígua de familiaridade e desinteresse emocional. As cores azul, púrpura e verde são típicas do seu estilo e resultam da luz artificial e da radiante luz do sol da Califórnia onde vive e trabalha. Pintando normalmente o seu tema de memória, Thiebaud cria obras que têm um conteúdo nostálgico e frequentemente um tom humorístico. O seu estilo acessível tem um sentimento particularmente urbano e americano. Antigo pintor de letreiros e cartonista, Thiebaud também tem pintado imagens espirituosas de bolos, máquinas de pin-ball e cachorros quentes, executados com cores luminosas.
Vitória número 30
Vitória número 30
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Peter Blake
Peter, ele estudou na Universidade de Cincinnati e no Boston School of Fine Arts e Aplicadaé um artista pop, mais conhecido por ter sido o autor da capa do álbum Sgt. Pepper's Lonely Heasts Club Band, dos Beaatles . Também desenvolve significativa carreira na pintura, que incorpora imagens da cultura de massa e colagens. De 1946-1951 foi desenhador técnico na Gravesend School of Art. De 1953-1956 estudou no royal College of Art de Londres. De 1956-1957 interessou-se pela arte popular. Viajou bastante na Europa. Em 1964 começou a ensinar na St. Martin's School of Art de Londres. Pintou colagens com cores vibrantes. De 1969-1979 foi membro da Brotherhood of Ruralists. Em 1981 tornou-se membro da Royal Academy de Londres. Após o seu realismo inicial juntou-se a Hamilton tornando-se uma das figuras chave da Pop Art em Inglaterra.
Giovanna n.o15
Giovanna n.o15
Assinar:
Postagens (Atom)